A ultima vez em que fui à basílica, eu aidna acrerditava em tudo o que o padre falava nas missas, ou seja, eu ainda era bem católica, e isso faz aproximadamente 8 anos e de lá para cá, a estrutura da basílica evoluiu MUITO, mas assim, uma diferença incrível mesmo. Fiquei cá a pensar comigo mesma: como, em tão pouco tempo, esse lugar mudou tanto e para melhor? A minha resposta veio rapidamente. Estacionamos o carro bem na frente do Shopping que existe ao lado da Basílica. O tal shopping tem cerca de 150 lojas, incluindo a praça de alimentação que, por sinal, tem um Sr. Mc Donald's e um jovem BOB's. Alé do shopping, a basílica conta com aproximadamente 100 cofres de 'oferenda material', como disse o próprio Frei. A paróquia ainda conta com as igrejinhas que ficam mais ao centro da cidade, onde por um acaso, encontrei mais cofrinhos iguais aos que vi dentro da basílica. Achei esse sistema um tanto quanto interessante pois os fiéis não precisam sequer assistir às missas para poderem contribuir com as suas oferendas materiais: os cofres estão sempre ali, um bem pertinho do outro para que a gloriosa oferenda material seja feita.Sei que o assunto religião gera uma polêmica desgraçada incrível, mas eu prometo escrever só este post sobre, ok?
Questionando com o meu pai a existência de tantos cofres pela igreja [sim, eu fiquei redondamente e insuportavelmente revoltada com a existência de 93 cofres, que eu tive a pachorra de contar!], recebi como resposta a seguinte frase: 'deixa filha, cada um com a sua fé.' Pai, eu te amo, mas em muitos momentos da minha vida a sua falta de vontade ao expressar qualquer tipo de opinião contrária ou a favor me irrita profundamente. Se alguém for capaz, explique-me o que é a fé e porque o Padre que hoje rezava a missa
deu tanta importância à uma fé que provavelmente até ele desconhece? O que é a fé? É realmente preciso acreditar no deus cristão para se ter fé? Pelo o que eu ouvi hoje, sim. O Padre fez comentários um tanto inadequados a respeito de Jesus [e não foi sobre o Luz...] e sobre o paganismo. Ora, para começo de conversa, o Cristo da Igreja Cristã era judeu! Conclusão: o próprio Cristo não tinha fé! E sobre o paganismo, poxa, será que a igreja católica não se cansa de perseguir o povo pagão? Já deu o que tinha que dar, não?! O Padre enfatizou muito a sexualidade presente no paganismo. Perdoem-me os católicos fanáticos, mas qual é a instituição religiosa que anda dando bapho por ai mesmo? ah tá..
Percebi que eu deveria virar freira, pelo menos por um tempo, para poder fazer a minha aposentadoria! Ou sei lá, colocar um filho no mundo e fazê-lo padre por um tempo também... são duas opções um tanto quanto interessantes... pensarei com carinho sobre o assunto. Falando sério agora. Eu sim, fiquei extremamente revoltada com o desrespeito que as instituições tem com os seus fiéis e com a maneira que a igreja manipula a opinião do fiel. E não, eu não serei freira
E só para constar: já disse uma vez o meu querido JC que a igreja está dentro de cada um de nós; que ela não é formada por pilastras e candelabros, e sim, pelo espírito de cada um e pela fé, existente e idealizada por cada um de seus fiéis ou não.
p.s.: tem coisa mais pagã do que construir um 'templo' para um determinado santo, apludir uma imagem supostamente dele, orar por ele e oferecer coisas à ele? Quero ser canonizada AMANHÃ
pelo milagre da paciência
p.s.2: eu tenho fé SIM, mas não fico jogando pinga pra Iemanjá ou acendendo vela pra santo nenhum. Eu tenho fé no que eu sou e no que eu posso ser. Se eu alcanço algum objetivo, é por esforço [e muito] próprio. Além do mais, qual é o ser humano capaz de medir, controlar ou julgar a fé alheia? Seres humanos são TODOS banhados em erros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário